quinta-feira, 16 de julho de 2015

Itaúnas, uma das pérolas do Espírito Santo


No litoral norte do Espírito Santo está Itaúnas, uma pequena vila de pescadores que conta com diversas belezas naturais. O grande atrativo do lugar são suas dunas, montanhas de areia de cor dourada cravam toda a região, dando um ar bem selvagem ao lugar.

O mar também colabora e dá um toque especial a vila, as águas de Itaúnas são mornas e límpidas, apenas as ondas que são fortes, se você for um banhista inexperiente é bom ficar atento para não tomar alguns caldos. Para quem prefere água doce, o rio Itaúnas corta toda a vila e também pode ser frequentando por quem estiver pela região.


Foto: Erick Macedo




As dunas também dominam a paisagem de Itaúnas


A noite, como em muitas vilas caiçaras, o que impera são os bares na frente da praia. O forró pé-de-serra é uma das diversões de Itaúnas e quem quiser pode passar a noite dançando. Apesar de ser uma vila de pescadores, existe uma boa estrutura para turistas, com diversas pousadas e opções de lazer, além das praias que sem dúvidas é o maior atrativo do lugar.

As praias de Itaúnas não conta com muitas sombras, mas é possível encontrar algumas se você procurar bem. Apesar de fazer muito sol, o vento é muito forte o que faz com que a sensação térmica seja agradável.

Se você quiser também pode conhecer outras praias da região alugando um bugue, os passeios saem por aproximadamente R$ 80 por pessoa e será possível conhecer belezas como a praia do 2 e Costa Dourada, duas praias baianas muito próximas da vila.




O encontro das águas do rio Itaúnas com o mar

Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/viagem-acessivel/indicacao/itaunas-uma-das-perolas-do-espirito-santo/

Parque Estadual de Itaúnas 

O Parque Estatual de Itaúnas, é considerado um dos marcos de luta pela preservação ambiental no Espírito Santo, está localizado no litoral norte, nas coordenadas geográficas com latitude 18º 20S E 18º 35S, longitude 39º 45W, com uma área de aproximadamente 3.674,18 hectares, que vão desde a foz do Rio Itaúnas, em Conceição da Barra até a foz do Riacho Doce, no limite com o estado da Bahia.



Foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em 1991,através do decreto 4967-E e já no ano seguinte a UNESCO o declarou como Patrimônio da Humanidade por fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ganhou este nome porque nele se encontra o rio Itaúnas, um rio cuja bacia hidrográfica drena as águas de oito municípios. Com o objetivo de realizar pesquisas e promover a proteção do que ainda resta de floresta da Mata Atlântica. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo.

É freqüente encontrarmos na área profissionais da ciência desenvolvendo atividades científicas relacionadas à preservação, tais como pesquisa, catalogação de espécies animais, acompanhamento do ecossistema botânico, monitoração dos mangues, estudos hidrológicos, etc.

Dos 25 km de orla marítima do Parque, devido à própria preservação, apenas três quilômetros podem ser acessados pelo público em geral, onde são encontrados quiosques e uma infra-estrutura mínima para atender aos visitantes.

Fonte: http://www.mapadavilaitaunas.com.br/parque-itaunas.html