Bacia Hidrográfica Itaúnas

O Rio Itaúnas está localizado no extremo norte do Espirito Santo e brota aos pés da serra que separa os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, pouco antes de chegar à Bahia. Passa por oito municípios do estado (ES) que formam sua bacia hidrográfica, sendo que atinge 34 km de extensão, e dentro desses alguns estão dentro do Parque Estadual de Itaúnas.

Fonte: http://www.mapadavilaitaunas.com.br/

Por: Marcos Paulo



Seus afluentes mais significativos são os:
· Rio Angelim

· Rio Preto

· Rio Ribeiro Dourado

· Rio Santana

· Rio São Domingos

· Rio Córrego Dezoito

· Rio Córrego Claro

· Rio Ribeirão Suzano

Os principais rios constituintes são:

· Rio Itaúnas

· Rio Argelim

· Rio Preto

Por: Maria Luiza


Áreas abastecidas pelo rio Itaúnas:

O Rio Itaúnas brota aos pés da serra que separa os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, pouco antes de chegar à Bahia. Passa por oito municípios do estado (ES) que formam sua bacia hidrográfica, sendo que atinge 34 km de extensão, e dentro desses alguns estão dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Junto ao mar, ainda alimenta e ajuda na formação de um gigantesco manguezal, e várias regiões de alagados.

Fonte: http://www.mapadavilaitaunas.com.br/

Por: Mateus Nascimento


Possíveis projetos ambientais implementados ou que serão implementados:

Os objetivos são de ampliar as discussões, projetos e ações que promovam sustentabilidade da bacia hidrográfica do rio Itaúnas, bem como dar suporte as ações executivas do comitê da bacia hidrográfica do rio Itaúnas , captando recursos de órgãos e instituições locais, estaduais, nacionais e internacionais. Nossa atuação se concentra nos municípios de Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança, São Mateus, Pedro Canário e Conceição da Barra. Dentre os seus objetivos podemos destacar: 
1) Garantir o fortalecimento, o aprimoramento, o desenvolvimento, a qualificação e a capacitação das organizações públicas e privadas, empresas e profissionais da área ambiental, e em especial às comunidades locais e àqueles diretamente envolvidos com a educação ambiental ; 
2)Auxiliar o poder público, as organizações não governamentais, agricultores familiares, pessoas físicas ou jurídicas na criação e manutenção de mecanismos para a conservação da biodiversidade em seus respectivos biomas; 
3) Estimular o desenvolvimento das comunidades locais na are da bacia hidrográfica , através de geração de empregos e o aumento da renda sociocultural, de forma compatível à conservação da natureza ; 
4) Preservar os componentes representativos da flora e fauna, suas espécies, comunidades, ecossistemas e agro ecossistema, bem como as mananciais garantindo-se a proteção, a biodiversidade, e em ultima instância , a consciência da sociedade quanto à importância da existência do bioma Mata Atlântica; 
5) Implantar ações que visam a manutenção e uso adequado dos recursos hídricos, conservação do solo e produção de alimentos saudáveis.

Fonte: http://www.madeinforest.com/?ong/home/oid/371

Por: Enrico


A foto mostra a parte preservada do Rio Itaunas. Na realidade trata-se da Zona de Amortecimento do Parque Estadual de Itaunas, extremo norte do Espírito Santo, que só está com sua biodiversidade relativamente equilibrada graças ao nível de percepção ambiental do proprietário, que preserva (com muita dificuldade)aproximadamente 30 hectares de Restinga, que pertence ao Bioma da Mata atlântica. Mesmo assim na área existe um "passivo", um antigo lixão, que foi "engolido", pela natureza que se regenerou, quando a área deixou de ser utilizada para se colocar o lixo da Vila de Itaúnas.

Por: Otávio

Curiosidades:

Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranquilidade, com uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila de Itaúnas - ES mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha.
No Verão a Vila de Itaúnas normal é sair à noite descalço, o que torna esse pedaço do Espírito santo um lugar mais rústico ainda em ruas de terra. Especial para suas férias, camping, lazer ou finais de semana.

Fonte: http://www.mapadavilaitaunas.com.br/

Por: Barbara Sampaio
                           

4 comentários: